quarta-feira, janeiro 17, 2007

Uma questão de ética

Noticia retirada de: http://expressoemprego.clix.pt/scripts/indexpage.asp?headingID=4727

A ética é uma questão que tem vindo a ganhar contornos importantes nos dias de hoje. A necessidade e exigência da sociedade actual têm por base a recuperação de uma conduta, perdida ao longo do tempo, baseada essencialmente no respeito.
Pretende-se o bem-estar em todas as áreas que afectam a vida de cada um. Como tal, os deveres de respeito e consideração devem ser aplicados e exigidos não só nas relações pessoais como também naquelas que são estabelecidas a nível profissional.A ética deve ser uma premissa do mercado de trabalho. Não se trata de uma questão teórica, pelo contrário, deve ser uma questão prática. Mais do que os próprios actos, os exemplos são muito importantes. A postura ética constrói ou destrói a reputação de uma empresa. A adopção de um comportamento ético consagra valor à imagem da organização.A consciência de que as acções e decisões podem afectar e ter repercussões negativas na vida de outros deve estar presente em cada um de nós.
Numa empresa a obtenção do lucro não deve ser posta em cima da ética. Nada justifica ultrapassar os valores morais e éticos. O profissional, enquanto pessoa, deve pensar e decidir não só com vista no lucro, mas apoiado na ética. Esta deve ser presença constante nos negócios que se realizam e, sobretudo, nas relações que se estabelecem.
O modelo deve ser dado pelo líder. Os seus colaboradores irão seguir o seu exemplo. A actuação baseada em princípios éticos é uma manifestação da responsabilidade social da empresa.
A ética posta em prática revela-se na própria constituição da empresa e no ambiente de trabalho saudável e benéfico à realização da vida profissional de cada pessoa.
A adopção de padrões de conduta ética é uma exigência cada vez mais presente. A ética é aquilo que você faz e o que a sua empresa pratica.
Liete Lajas

Comentário:
A ética está em todo lugar. Se considerarmos a Ética como as normas de conduta que empregamos nas relações humanas, então ela faz parte de nosso dia-a-dia tanto quanto a respiração. Assim como não paramos de respirar um só segundo, estamos sempre agindo conforme certos princípios éticos. Por isso, ninguém duvida de sua importância. Ao que pode apurar já na Grécia Antiga, os filósofos se esforçavam em conceber um sistema de valores que organizasse a vida em sociedade com o máximo de harmonia. Desde então, as mais complexas formas de governo são imaginadas para assegurar o respeito a alguns valores fundamentais, que podem até ser contados nos dedos das mãos, como a liberdade, a igualdade e a solidariedade.Toda categoria de trabalhadores que se preze também elabora o seu código de ética para que os valores de sua profissão jamais sejam abalados por maus representantes. Em caso de desrespeito a esse código, as punições são severas. Nas escolas, a Ética deve contribuir para formar cidadãos mais responsáveis, ao definir a reflexão ética como "eixo norteador" de todos os temas transversais, o que se começa a verificar actualmente, uma crescente preocupação de colocar esta matéria em todos os planos curriculares. A ética é um dos assuntos mais lembrados ao se falar em negócios, política e relacionamentos humanos. Isto diz respeito ao posicionamento ético ou moral das pessoas.Em face das conquistas tecnológicas actuais, a ética está mais do que nunca presente aos debates a respeito do comportamento humano.O estudo da ética é sempre necessário em decorrência da necessidade das pessoas orientarem seu comportamento de acordo com a nova realidade que se vislumbra diariamente na vida social.Em face das conquistas tecnológicas actuais, a ética está mais do que nunca presente aos debates a respeito do comportamento humano.O estudo da ética é sempre necessário em decorrência da necessidade das pessoas orientarem seu comportamento de acordo com a nova realidade que se vislumbra diariamente na vida social.
A reflexão sobre a postura ética dos indivíduos transcende o campo individual e alcança o plano profissional dos seres humanos. A ética está no nosso quotidiano. Em jornais, revistas, diálogos e outros aspectos de nossa realidade social, a ética é utilizada, lembrada, esquecida, mencionada ou até mesmo exigida.O fundamento da ética é ser do homem. A fonte de seu comportamento seria justamente a sua natureza. A única obrigação do ser humano é ser e agir como ser humano. O único mal do homem muitas vezes é não agir como homem.A ética vem de dentro do ser humano, daqueles elementos que o caracterizam como ser humano. Entretanto, qualquer situação específica da pessoa deve nascer da realização do fundamental. Um dentista só vai se realizar como dentista, por exemplo, se ele se realizar como ser humano.

1 comentário:

Orlando Roque disse...

"Notícia Inválida" por ausência de conteúdo ou ligação ético-profissional.