Benfica recorre da punição de Nuno Assis para o Tribunal Federal suíço 04.01.2007 - 21h43 Lusa
O Benfica vai interpor uma acção no Tribunal Federal suíço com o propósito de anular a suspensão por um ano imposta hoje pelo Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) ao futebolista Nuno Assis, na sequência de um processo de doping.
“Preparamos desde hoje uma acção de anulação no Tribunal Federal suíço”, revelou o vice-presidente do clube lisboeta para a área jurídica, Sílvio Cervan, em conferência de imprensa realizada no Estádio da Luz, em Lisboa.
Sílvio Cervan esclareceu que ainda não está na posse de todos os dados para preparar a defesa de Nuno Assis, porque o Benfica apenas foi notificado da decisão do TAD e não da fundamentação que esteve na base da suspensão por um ano, que vigorará até 26 de Julho, inclusive, pois o atleta já cumpriu 161 dias.
O dirigente estranhou que o TAD tenha duplicado a pena de seis meses aplicada em primeira instância pela comissão disciplinar da Liga de clubes (e mais tarde anulada pelo conselho de justiça da Federação Portuguesa de Futebol) e que, inclusive, tenham sido pedidos dois anos de suspensão.
Também presente na conferência de imprensa, o presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, acusou o secretário de Estado do Desporto, Laurentino Dias, de ter aberto uma guerra contra o clube lisboeta, no âmbito deste processo de doping.
O presidente do Benfica acusou Laurentino Dias de “perseguição” e considerou que o caso “Apito Dourado” já estaria resolvido se o governante “tivesse o mesmo empenho e motivação” revelados no processo que custou a Nuno Assis um ano de suspensão.
“Isto é mais que vingança: é perseguição. O secretário de Estado abriu guerra ao Benfica e até pode pensar que ganhou, mas não tem motivos para abrir o champanhe, pois o Nuno Assis não apanhou a pena máxima”, insurgiu-se Luís Filipe Vieira.
Nuno Assis esteve em silêncio durante a totalidade da conferência de imprensa realizada no Estádio da Luz, em Lisboa, na qual Laurentino Dias foi o principal alvo da indignação dos responsáveis benfiquistas.
“É um secretário de Estado que está contra a federação e o maior clube do seu país. Mas este caso não morre aqui, pois iremos até às últimas consequências. Respeitamos a decisão do TAS, mas não a aceitamos e provaremos a inocência do Nuno Assis”, disse Luís Filipe Vieira.
O líder “encarnado” não pediu a demissão de Laurentino Dias, mas acusou o secretário de Estado de politizar o processo, denunciando, sem especificar, “pessoas e instituições que deveriam estar acima de qualquer suspeita e exerceram pressões inaceitáveis com o objectivo de levar à aplicação da pena máxima”.
Luís Filipe Vieira manifestou “solidariedade e confiança” em Nuno Assis, considerando que o jogador teve “um comportamento irrepreensível” e adiantou que o clube está a ponderar a renovação do contrato do médio, de 29 anos.O avançado Simão, capitão da equipa de futebol do Benfica, também reafirmou a inocência do colega e revelou que os jogadores “encarnados” entrarão em campo “sem Nuno Assis, mas com o objectivo de vencer por ele”.
http://www.publico.clix.pt/shownews.asp?id=1281531
Comentário:
Na minha opinião estamos perante dois pontos distintos de falta de ética e ilegalidade, um por parte do jogador Nuno Assis e outro por parte do conselho de justiça da Federação Portuguesa de Futebol. Quer se aceite quer não estamos perante um caso de doping onde o jogador tira proveito disso “falsificando” o seu rendimento em campo, ou seja falta de ética na sua carreira profissional de jogador, alem de ser ilegal. Todos sabemos que em qualquer trabalho á regras, leis a cumprir, e o mundo do futebol não é diferente, havendo argumentos que sejam considerados validos para a sua condenação (neste caso existe, analise doping, e posteriormente contra analise, ambas com o mesmo resultado) nada mais há a fazer a não ser aplicar uma pena justa, porque ele não passa de um simples cidadão português que tem que cumprir a lei em vigor e as da sua profissão. Quem erra deve ser punido disso penso que ninguém discorda, se alguém foge ao fisco, se há um homicídio branqueamentos de capital, se alguém rouba, negligência médica, etc, ou seja quem comete ilegalidades(erros) deve sofrer as respectivas sanções. Não compreendo porquê tanto aparato com esta noticia, será por envolver um clube “grande”?? Será por envolver algo mais?? Mas o porquê de tanta polémica com um assunto que se prevê tão fácil de resolver, sinceramente não percebo!!! Quem é culpado deve assumir as respectivas consequências.
Quanto ao facto da comissão disciplinar da Liga de clubes ter chegado a uma conclusão de suspender o jogador por um ano, e mais tarde anulada pelo Conselho de justiça da Federação Portuguesa de Futebol, devido á falta de provas o caso foi encerrado. Mas isto na dá para compreender um decide o outro diz que na é assim mas que raio de justiça é esta?? Anda-se a brincar com casos que podem custar muito e a muitos?? Que falta de profissionalismo é este?? Tirando tudo isto o benfica decide pedir uma indemnização por danos causados ao clube e jogador (claro que estavam nesse direito), não contaram foi com o senhor Laurentino Dias, o secretário de Estado do Desporto, deixa-se isto passar em branco, porque na se pode arquivar assim um processo como este, o certo é que fez o seu trabalho e contra isso nada há a dizer pois agiu correctamente, não fugindo a qualquer tipo de conduta de ética.
Com esta mexida do secretario de estado do desporto o caso foi reaberto(o que se diga, justo) e o Tribunal Arbitral do Desporto, decidiu aplicar a pena de cerca de um ano, o qual já se tinha cumprido 6 meses, faltando outros 6meses. Mas o caso não fica por aqui visto os responsáveis pelo futebol encarnado quererem interpor uma acção no Tribunal Federal suíço, para que o a anulação da pena.
Claramente neste caso houve negligência por parte de alguém, pois um caso como o de doping, não se pode andar a aplicar pena, retirar pena, se o jogador por seu lado errou a nível moral, ético e profissional houve quem também tivesse errado ao julgar o seu processo, não querendo dizer com isto que eu concordo que ele esteja inocente.
Espero eu um desfecho rápido pois já lá vai um ano, para o processo como este é bastante tempo estando-se já a jogar outra temporada de futebol, e com tudo isto se provar que o jogador é culpado quem terá sido o mais beneficiado?? Jogador?? Clube??P.S. lembrar que jogador estava em boa forma física e ajudou a sua equipa a ganhar alguns jogos. Mas também há que admitir que existem outros casos no futebol português que não se vê nada feito exemplo disso “apito dourado”.
sexta-feira, janeiro 12, 2007
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
"Notícia Inválida" por ausência de conteúdo ou ligação ético-profissional.
Enviar um comentário