Cisco Systems processa Apple por violar registo da marca iPhone
A Apple apresentou oficialmente o iPhone na terça-feira
Diário de Noticias
Data: 11-01-2007
A Cisco Systems vai avançar com um processo judicial contra a Apple, por alegada violação do registo da marca iPhone, atribuída por esta empresa ao seu último aparelho, que combina telemóvel, leitor de música e computador portátil.Em comunicado divulgado quarta-feira ao final do dia nos Estados Unidos, a Cisco adianta que o processo foi interposto no tribunal distrital de São Francisco, depois de terem sido interrompidas negociações entre as duas empresas acerca do uso da marca.Caso a justiça norte-americana venha a dar provimento à queixa, a Apple será impedida de usar a marca iPhone.A Cisco, fabricante de equipamento de redes de telecomunicações, acusa ainda a Apple de ter tentado registar a marca durante o período de negociações, em diferentes países, usando sociedades fictícias.Em Setembro do ano passado terá sido feita uma tentativa nos Estados Unidos, através da sociedade Ocean Telecom Services.Posteriormente, diz a Cisco, terão sido feitos pedidos semelhantes na Austrália e em Trinidad e Tobago.A Apple apresentou oficialmente o iPhone na terça-feira, aparelho que estará à venda em Junho nos Estados Unidos e na Europa até ao final de 2007.O aparelho combina as funções do iPod com as de telemóvel.
O novo “gadget” da empresa norte-americana, que se popularizou nos últimos anos sobretudo com o iPod, há muito que era antecipado e alvo de rumores. O denominado iPhone, foi o centro das atenções na conferência anual Macworld, em São Francisco, tradicionalmente inaugurada com um discurso do líder da Apple, Steve Jobs. Além de todas as características de um telemóvel, o iPhone reúne também as funções do iPod - leitor de música, vídeo e fotografias – amplificadas por um ecrã wide de 3,5 polegadas e sensível ao toque.
iPhone (características)
Ecrã wide de 3,5 polegadas e sensível ao toque (multi-toque)
câmara de 2 megapixels
funções do iPod
4 GB ou 8 GB de memória
Sistema operativo OS X, inclui também o browser Safari da Apple para navegação na Internet
Bluetooh e WiFi para ligação à Internet
Dimensões: 115 x 61 x 11.6mm Aliás, a tecnologia empregue no ecrã é a principal novidade em relação a produtos semelhantes, como PDA's e Pockets PC: a interacção com o aparelho não necessita de uma pen e é multi-toque, sendo completamente controlado pelos dedos. Existe apenas um botão na face do aparelho.Com 4 GB ou 8 GB de memória, o iPhone inclui ainda uma câmara de 2 megapixels, tecnologia Bluetooh e WiFi, permitindo o acesso à Internet sem fios. Como se de um verdadeiro computador portátil se tratasse, usa inclusive o mesmo sistema operativo que as máquinas da Apple, o Mac OS X. De acordo com Steve Jobs, que anunciou também uma parceria com o Google, Yahoo e a operadora móvel norte-americana Cingular, o iPhone será lançado em Junho nos Estados Unidos. Os preços: 499 dólares (cerca de 380 euros) para a versão de 4GB e 599 dólares (cerca de 460 euros) para a superior.Quanto ao mercado europeu, o iPhone deverá estar disponível no quarto trimestre de 2007. Nesta Macworld, Jobs lançou ainda o AppleTV, aparelho que permite ver e/ou ouvir filmes, programas de TV, música, fotos e podcasts, para ligar a televisores. Com a maior fatia das receitas actualmente vinda do negócio de música (iTunes e iPod), a Apple deixou cair a expressão Computer do seu nome – de Apple Computer, Inc, a empresa passa a chamar-se Apple, Inc.
Comentário:
Segundo as declarações da Cisco Systems houve aqui um caso flagrante de violação activa da ética empresarial. A Apple com negociações estabelecidas com a Cisco à revelia do seu acordo tenta infiltrar a marca em negociações, no mercado internacional e nacional de forma pouco honesta, o que acaba por revelar uma traição em tempo real, ou seja estabelece negociações com uma empresa rival ou parceira? Transparece uma vontade de entreter a sua concorrente e sem qualquer tipo de entraves tenta registar e utilizar uma marca. As negociações são interrompidas mas mesmo assim o comportamento ético da Apple revela-se totalmente inexistente pois esta tenta registar a marca em mercados internacionais com falsas sociedades.
Temos aqui um caso de total falta de ética empresarial, de uma firma de renome internacional e que utiliza técnicas concorrenciais totalmente desonestas e que usufrui de todos os benefícios possíveis até ser parada pela justiça, que pode restabelecer o enquadramento legal da situação mas não pode repor a opinião pública quanto à marca, porque os clientes que adquiram o produto com a marca iPhone vão associado à empresa que o comercializou e como já foi lançado o cliente mais exigente vai adquirir assim que aparece e não está muito virado para o problema que se debate nos tribunais americanos.
Também podemos salientar que se trata de uma marca - um nome que pode representar um elevado valor de negócio. Falta de ética entre empresas que não está devidamente regulamentada mas que vai ter que se enquadrar na legislação existente para a concorrência leal.
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1 comentário:
"Notícia Inválida" por ausência de conteúdo ou ligação ético-profissional.
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