terça-feira, janeiro 09, 2007

Táxis vão ter de parar um dia

Táxis vão ter de parar um dia
2007/01/08 09:37
O Governo quer reduzir para seis o número máximo de dias de circulação e vai obrigar os taxistas lisboetas a pararem uma vez por semana, já a partir do próximo ano. De acordo com o Diário de Notícias, a medida já é aplicada em Madrid e em Barcelona, tem como objectivo baixar as emissões poluentes, mas está a gerar contestação entre os taxistas.
Em declarações ao Diário de Notícias, Florêncio Almeida, presidente da Antral - Associação Nacional dos Transportadores Rodoviários em Automóveis Ligeiros - é peremptório: «Não vamos aceitar que nos proíbam de trabalhar. Se os tàxis não têm rentabilidade em sete dias por semana, como vão ter em apenas seis?» Tendo em vista a diminuição das emissões poluentes, o Governo pretende ainda que nas auto-estradas a velocidade média também baixe. Em 2000 a velocidade média rondou os 124 quilómetros por hora, mas o Executivo pretende que em 2010 a velocidade se situe abaixo dos 118.
Estas são apenas duas medidas que o Governo fixou para combater o aquecimento global. Mas com os limites de poluição impostos pelo Protocolo de Quioto, e tendo em conta os maus resultados que Portugal tem revelado, todos os sectores são chamados a contribuir neste esforço de redução de emissões de gases com efeito de estufa, escreve o DN.

Comentário:

Esta notícia foi retirada do Portugal Diário na edição de 8 de Janeiro de 2007.
Na minha opinião concordo com esta nova medida do Governo, que em 2008, os táxis só vão poder circular seis dias por semana em Lisboa, no sentido de reduzir as emissões poluentes na capital. Para além desta medida o Governo pretende também fazer baixar a velocidade nas auto-estradas até à média de 118 quilómetros por hora em 2010.

Esta foi uma das medidas éticas propostas pelo Governo, no âmbito do Plano Nacional de alterações Climáticas, esta medida acaba por definir o esforço nacional, de redução da emissão de gases com efeito de estufa, com medidas nas áreas dos transportes, Indústrias e agricultura.
Claro que esta medida imposta pelo nosso Governo, já está a levantar algumas reacções por parte dos taxistas pois são eles os principais lesados, não concordam com esta medida pois afirmam que se sete dias de trabalho não era rentável, imaginem agora apenas com seis dias por semana…dizem que não vão aceitar que os proíbem de trabalhar…
Esta medida, foi inspirada em dois casos que já decorrem na nossa vizinha Espanha, na cidade de Madrid e Barcelona. Os taxistas vão mesmo que tirar um dia de folga, o nosso secretário de estado do ambiente afirma que esta medida é para entrar em vigor já no início do ano, mas o controle vai ser feito apenas em 2008, e apontam também para a reconversão dos táxis a gasóleo para o gás natural.
Esta reconversão no meu entender seria a medida certa imposta pelo Governo, a reconversão dos carros a gasóleo para o gás natural, seria mais rentável e menos poluidor para o ambiente.

De acordo com o Protocolo de Quioto, que vigora desde 16 de Fevereiro de 2005, os países industrializados acordaram diminuir em 5% as suas emissões, abaixo dos valores de 1990, no período entre 2008 e 2012. Cada país que assinou o tratado, acordou os seus próprios limites a atingir. Espera-se que os países da União Europeia (UE) diminuam as suas emissões em 8% e o Japão em 5%, ao passo que alguns países, que neste momento registam fracas emissões, podem até aumenta-las.

Portugal tem apresentado maus resultados, nas metas previstas pelo protocolo, pressupõe-se que até 2012 vai ser o país mais poluidor da União Europeia. De acordo com um estudo da Comissão Europeia, até 2012, Portugal vai aumentar em 42,2% as suas emissões de gases com efeitos de estufa, passando desta maneira a ser o Estado-membro da União Europeia (UE) que mais polui.
Há que fazer alguma coisa para parar este aumento de poluição, estes gases são responsáveis pelo aquecimento global, ou seja, pelo aumento global da temperatura que poderá ter consequências catastróficas para a vida na Terra, daí estas novas medidas do nosso Governo, todos os sectores devem ser chamados a contribuir neste esforço de redução de emissões de gases com efeito de estufa.
Como Portugal não está a cumprir as metas impostas por este protocolo, vai ter de pagar uma multa bem pesada, directamente influenciando os cofres do estado e indirectamente no bolso das pessoas. De acordo com o relatório da Comissão, o aumento dos gases com efeitos de estufa em Portugal está 15,2% acima do objectivo assumido no protocolo, que é de 27%.
Em relação à diminuição da velocidade nas auto-estradas, a velocidade média também vai ter de baixar. Em 2000 a velocidade rondava os 124 quilómetros por hora, mas agora e nos próximos anos os portugueses vão ter mesmo de desacelerar, pois a velocidade média em 2010 terá de se situar abaixo dos 118.
Mas essa da redução do limite de velocidade nas auto-estradas é muito suspeita. Não sei se essa medida vai mesmo resultar.
Será que o objectivo principal é mesmo a redução da poluição?
Será que essa redução é significativa?
Será que é mais uma forma de apertar o cerco aos condutores, no "esquema" da caça à multa, engordando, assim, os cofres do Estado, à conta desse "expediente"?...
Bom a ver vamos…

1 comentário:

Orlando Roque disse...

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